A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB) divulgaram os resultados da etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade da Friboi, em Marabá (PA). Foram avaliados 766 animais (entre machos e fêmeas) de 17 pecuaristas.

"Entre os machos, 82,6% apresentaram até quatro dentes incisivos permanentes e 92,1% deles pesaram mais de 18 arrobas. Para as fêmeas, 61,9% tinham até 2 dentes incisivos permanentes, com peso médio de 14,2 arrobas", informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Após avaliação do Circuito, o melhor lote de carcaças de Machos ficou com a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, conquistando a Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi da Gaúcha Agropecuária Ltda e a Medalha de Bronze ficou com Lazaro Gonçalves Barbosa.

Em relação às fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Márcio Libório Feitosa Arraes, ganhador da Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi para Juliano de Melo Gomes. Já a de Bronze ficou com Júlio César Silva Campos.

Os vencedores dos melhores lotes de carcaças de machos e fêmeas receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda, que serão entregues em sua propriedade com o acompanhamento da equipe técnica da empresa.

Circuito Nelore de Qualidade:  Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovida desde 1999, neste ano a iniciativa, que também conta com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, aumentou de tamanho e terá 26 etapas em 10 estados. Cerca de 20 mil animais devem ser avaliados até o final do ano, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore

Fonte: https://www.agron.com.br/publicacoes/noticias/agricultura-e-pecuaria/2019/10/31/061486/pecuaristas-de-maraba-pa-sao-premiados-no-cnq.html   - Autor: Paulo