Gir Mocho Leiteiro
- Detalhes
- Zebu Leite
Gir Mocho Leiteiro
Origem
O gado Gir Mocho teve origem na década de 1940, principalmente em Goiás, terra do Zebu Mocho, em geral, depois, em São Paulo. Obteve-se o caráter mocho pelo uso da raça Mocha Nacional.
Em novembro de 1976, o Conselho Técnico da ABCZ aprovou por unanimidade o re-conhecimento da variedade Gir Mocho. Em 31 de janeiro de 1976, foram iniciados os trabalhos de inscrição no livro genealógico, com visita à Fazenda Tapete Verde, no município de Carmo de Rio Verde, no Estado de Goiás.
Deve-se ao gado nacional a característica mocha de nosso Zebu que não possuía essa qualidade quando veio do Sub-Continente Indo-Paquistânico. Todos os autores que estudaram e descrevem as raças da Índia são unânimes em informar a inexistência de qualquer raça ou variedade sem chifres. Lá, onde existiam 3 a 4 dezenas de raças, criadas há milênios, ao que se sabe, não ocorreram mutações responsáveis pelo caráter mocho.
A Raça Gir Mocho Leiteiro
A raça Gir Mocho tem a pelagem vermelha nas diversas tonalidades. Está sendo muito utilizada no cruzamento com as raças Holandesa preta e branca e com a Holandesa vermelho e branca.
Na modernidade, o Gir Mocho vem ganhando adeptos, pois o mercado de gado mestiço leiteiro prefere animais naturalmente sem chifres. Também existem criadores de gado de corte procurando o Gir Mocho com a finalidade de obter crias pesadas, compridas e de bom rendimento de carcaça, além do caráter mocho que a raça transmite a seus descendentes.
Fonte: http://www.racasbovinosvbo.com.br/crbst_50.html