Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

O investimento para a atualização do sistema foi de aproximadamente R$ 400 mil

O convênio firmado entre o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT) e Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura em Mato Grosso (FSDS-MT) resultou em melhorias e avanços no sistemas para melhorar e ampliar os serviços informatizados do Indea na emissão online de Guias e Trânsito Animal (GTA). O investimento para a atualização do sistema foi de aproximadamente R$ 400 mil.

Para utilizar a ferramenta online o pecuarista deve comparecer ao Indea para fazer o cadastro e a criação de login e senha de acesso. Os serviços onlines são gratuitos e estarão disponíveis a qualquer dia e horário, desde que o produtor procure o instituto e faça o seu cadastro. “Diferente do serviço prestado nos escritórios do Indea, onde é cobrada uma taxa para emissão de extrato de bovinos. Vale ressaltar que mesmo que o produtor não vá abater, ele pode requerer o cadastro no instituto para ter o acesso online liberado para outras consultas de forma gratuita e sem sair de casa”, explica o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.

A GTA online, até o momento, está disponível apenas para abate de bovinos. Desde 2018, as entidades do agronegócio reivindicam que seja aberta para a comercialização. “Hoje a emissão de GTA online é somente para destinação ao abate, para os produtores que enviam animais para os frigoríficos. Em Mato Grosso, apenas cerca de 10% dos produtores buscam essa ferramenta. No Estado 80% dos produtores são de pequenas propriedades, de até 300 cabeças. E, com a implementação do sistema, esperamos que a procura pela ferramenta aumente. Assim, o pequeno produtor que for fazer uma comercialização, transferência de uma propriedade para outra, por exemplo, vai passar a utilizar o sistema online”, explicou o diretor executivo do Fesa, Juliano Latorraca.

“Esse sistema é uma boa oportunidade para o Senar-MT desenvolver um novo treinamento de como usar a GTA eletrônica e capacitar os Sindicatos Rurais para prestar esse serviço ao produtor. Em 2016 fizemos este trabalho de treinamento em nove municípios do Estado atendendo diversos alunos entre produtores rurais e técnicos de contabilidade. Demandas como esta sempre terão o apoio da Famato também, pois fazemos a interlocução entre a classe produtora rural e o Governo, por meio da nossa representatividade nos mais variados conselhos deliberativos do Estado”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis.

A programação do sistema online foi concluída em fevereiro deste ano e entregue ao Indea pelo Fesa e FSDS. A implementação do sistema está em fase de testes e deve entrar em produção em aproximadamente 60 dias. “O Indea está fazendo os testes, correções e ajustes. O sistema melhorado deve ser liberado até julho deste ano. A partir daí, o produtor vai poder emitir a GTA, sem sair de casa, tanto para abate como para comercialização dentro d o Estado e os médicos veterinários habilitados das granjas terão acesso para as GTA’s de suínos”, contou Juliano.

Em Mato Grosso mais de 90% das GTA’s são para abate e comercialização. O produtor também terá acesso a outras informações como veterinários habilitados, declarações de vacinações e certificado de vacinação compulsória, entre outros dados.

Além das correções no sistema online de GTA’s, estão sendo feitas algumas correções pontuais internas apontadas pelos produtores que já utilizam os serviços e pelo Indea.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Tema foi debatido em São Paulo pela CNA e seguradoras interessadas em atender o setor produtivo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu na quinta (16) para discutir novas propostas de seguro rural para a pecuária de leite com representantes do Sindicato de Empresários e Profissionais Autônomos da Corretagem e da Distribuição de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor/SP).

O encontro ocorreu na capital paulista e vem ao encontro da necessidade de implantação de uma cultura do seguro rural mais disseminada, visando à gestão de riscos agropecuários de forma mais atrativa para o produtor. A reunião contou com especialistas de três seguradoras que se mostraram bastante abertos e interessados na modelagem de novos produtos de seguro voltados às necessidades do produtor de leite brasileiro.

Para o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Thiago Rodrigues, que conduziu a reunião, o debate teve como principal ponto o fomento à criação de novos produtos de seguro, a viabilização de um maior aporte de recursos por parte do governo e apoio à divulgação dessa importante ferramenta de mitigação de riscos.

“Fomos com o intuito de propor produtos ligados à garantia de renda ao produtor, além de modelos de produtos de seguro relacionados ao faturamento e a possíveis perdas de produtividade de áreas de pastagens e de garantias de margem com base em uma relação de troca entre leite e milho/soja”, explicou.

Para a corretora de seguros Karem Matieli, o seguro pecuário hoje é uma garantia necessária para que o produtor continue investindo na produção sem incorrer em riscos como o da morte de animais, por exemplo. A ideia é manter o produtor resguardado e competitivo no agronegócio, mesmo sob condições de perda de animais em produção ou de grande valor genético.

Patrícia Siequeroli, da Mapfre, reforçou o interesse da seguradora em alavancar o seguro pecuário, mas destacou a importância de uma maior subvenção de recursos, pelo Ministério da Agricultura a esse tipo de seguro.

As seguradoras vão analisar as propostas e se dispuseram a trabalhar alinhadas com a CNA na criação dos novos produtos de seguro para a pecuária de leite.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Encerramento Expoleite Fenasul - Crédito JM Alvarenga Divulgação Evento ocorrerá de forma permanente no terceiro final de semana do mês de maio

A próxima edição da Expoleite Fenasul já pode ser agendada no calendário: 13 a 17 de maio de 2020. O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, anunciou a data no desfile dos animais campeões da feira na manhã deste domingo, 19 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O dirigente afirmou que, a partir do próximo ano, o evento será realizado sempre na terceira semana do mês de maio. “Registre-se, anote-se, publique-se. Os produtores precisam se programar para participar da Expoleite Fenasul. Uma gestação leva nove meses”, explicou. A definição era um antigo pleito da entidade, que já solicitou para que a mesma seja incluída no calendário oficial de feiras e eventos do governo do Estado. “Nós temos que ter data. Data é patrimônio”, declarou, adiantando que mais raças para o próximo ano devem participar da feira.

Em seu discurso, o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, salientou que o evento foi fruto da união e cooperação de diversas entidades. Também ressaltou a parceria com a prefeitura de Esteio que viabilizou a Multifeira realizada no pavilhão internacional do parque. Já o diretor administrativo da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong, afirmou que tudo foi feito em prol dos criadores que "são o grande cartão de visitas da agropecuária gaúcha no Parque em Esteio”. O desfile dos animais campeões também foi acompanhado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodriguez.

A 42ª Expoleite e a 15ª Fenasul teve a organização da Gadolando em parceria com a Farsul, Febrac, Agptea, Simvet/RS, ABCCC, CRMV/RS, Sindilat, Federação Gaúcha de Laço, ACPA, AGCA, Sovergs, Prefeitura de Esteio e Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul e o patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE e Supra.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando)

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Cerca de 150 bovinos Nelore devem participar da 34ª Exposição Agropecuária de Conceição de Macabu (RJ)

Os julgamentos da raça acontecerão em 31 de maio e 1º de junho. A mostra, no Parque de Exposição Otto Guimarães Linhares, integra o Circuito Verde de Exposições do Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

"A raça Nelore tem grande importância para a pecuária e para a economia do Brasil, representando 90% da carne produzida no país. É essencial que fomentemos o melhoramento genético desses animais para que, no final, a população tenha à disposição produtos com ainda mais qualidade”, afirma o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

A inscrições de animais serão encerradas no dia 25 de maio e os julgamentos terão a responsabilidade do jurado Murilo Miranda de Melo.

"Grande centro econômico do Brasil, o Estado do Rio de Janeiro melhora, a cada ano, a qualidade de seu rebanho, aprimorando a genética Nelore e oferecendo carne de padrão superior. Esse trabalho será reconhecido nesta exposição, pois a genética é a base da cadeia produtiva”, diz o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Rio de Janeiro, Luiz Adilson Bon.

Para mais informações, acesse o site www.nelore.org.br.

Fonte: Texto Comunicação

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Em São Paulo o mercado também andou de lado, as escalas estão confortáveis, ao redor de quatro dias

No cenário geral o mercado ficou morno no fechamento da última sexta-feira (17/5), com oscilações em baixas quantidades e intensidades.

Em São Paulo o mercado também andou de lado, as escalas estão confortáveis, ao redor de quatro dias.

Existiram tentativas de compra abaixo da referência, mas os negócios neste patamar não se concretizam, ou seja, não está fácil para o frigorífico impor uma pressão de baixa no mercado.

Até mesmo na sexta-feira, quando normalmente os compradores se “acanham”, a grande maioria dos frigoríficos estava ativo nas negociações na praça paulista.

A oferta de gado regulada em associação à uma demanda externa por carne bovina aquecida, têm sido suficientes para manter os preços da arroba sustentados.

Há inclusive frigoríficos ofertando até R$2,00/@ para bovinos que atendam critérios de qualidade para exportação para o mercado chinês.

As expectativas são positivas para maio, pois se as exportações continuarem no mesmo ritmo é possível que a venda de carne bovina in natura para o mercado internacional registre o maior volume desde setembro do ano passado.

Para esta segunda metade do mês, este pode ser um fator importante de sustentação das cotações da arroba.

Fonte: Scot Consultoria

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Abertura da Agrotecnoleite 2019 Complem2019, de 22 A 24 DE MAIO EM MORRINHOS-GO.

AGROTECNOLEITE 2019 – Oportunidades que cooperam com o agronegócio

A AgroTecnoleite chega a sua 9ª edição. Em 2019, mais consolidada do que nunca e cheia de novidades e oportunidades. Em 2018, um ano marcado por crises econômica e política, além de greve dos caminhoneiros, a Feira bateu recorde de negócios. Foram comercializados R$105 milhões, 14% a mais que no ano anterior. 150 expositores levaram para o Centro Tecnológico Complem seus produtos e serviços dos mais diversos setores do agronegócio.

A AgroTecnoleite reúne tecnologia de ponta para currais, lavouras e pastagens. Possibilidades infinitas de tornar a propriedade rural mais atraente e produtiva. Tudo para o produtor e o cooperado realizarem bons negócios.

Não fique de fora! Em 2019 venha você também fazer parte e conhecer a Feira que já faz parte do calendário nacional do agronegócio e que conquistou alunos e profissionais do setor, técnicos e produtores rurais de várias regiões do estado e do país.

Programação: 22 – 05 – 2019

8h Café da manhã (Momento Compleite)
9h Abertura Oficial (Auditório)
13h Espetáculo: “Somos Todos José”/ Vivência psicodramática (IBS /Instituto BioSistêmico)
14h Painel Renda Complementada: Entendendo o Mercado / Gestão Estratégica da Propriedade Rural ( Senar – GO)
16h Palestra 01: Produtor Rural: Como manter o entusiasmo para enfrentar desafios /Bruno Miranda(SESCOOP-GO)


Programação:23 – 05 – 2019

9:20h Palestra 02: Educação Ambiental (Polícia Militar Ambiental de Goiás)
10h Palestra 03: Formação de Palhada por Braquiária para Adoção do Sistema de Plantio Direto / Joel Custódio Cardoso
11h Palestra 04: Uso de Probióticos na Alimentação de Bovinos / Renato Giacometti (IMEVE)
13h Palestra 05: Uma Nova Visão Sobre o Bem Estar Animal / Antony Luenenberg (MSD)
14h40 Palestra 06: Pecuária de Ciclo Curto: a Chave para Maior Lucratividade / Pedro Veiga (Nutron – Cargil)
16h Palestra 07: Fazendo a Conta dos Custos de Produção e o Lucro Obtido em Diversos Cenários na Pecuária de Corte / Marcelo Barbosa (Complem Nutrição Animal)


Programação: 24 – 05 – 2019

9h20 Palestra 08: Doenças da Soja / Luís Henrique Carregal (FMC)
10h10 Palestra 09: Viabilidade do Sistema de Compost Barn para Região Sul de Goiás / Mateus Teixeira Costa (Nutron)
11h Palestra 10: Endometrite Crônica / Onério Martins (JA Saúde Animal)
13h

Palestra 11: Prevenção e Controle de Diarréias em Bezerras Leiteiras / Gabriela Pierazoli (BAYER)
16h Premiações: Concurso de Redação – Desenho e Torneio Leiteiro / Encerramento

Demonstrações e Oficinas / Senar-GO
– Adestramento de cães para pastoreio / gado de leite
– Artesanato em Bambu
– Doces cristalizados
– Pilotagem de drone
– Processamento de cana de açúcar (melado e rapadura)
– Realidade virtual

TODOS OS DIAS
– Visita ao Projeto “CAMINHOS DO LEITE” (mini fazenda e Espaço Ambiental)

Fonte: http://agrotecnoleitecomplem.com.br

Página 1 de 60

Widget Instagram

Translator

Redes Sociais

Tempo Hoje

booked.net

Receba nossa newslleter

Receba nosso conteúdo gratuitamente.

✓Parceiros

abcz.png

✆WhatsApp

Tropicalzebu.com.br &

Giristas do Brasil no WhatsApp

(62)9-8100.7914